quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pigmentos Minerais

Essa Série é desenvolvida com Materiais Diversos. Trabalhando em uma Materiais de Construção passeia  incorporar os Materiais de Obra na Construção Artística. Cimento, Massas, Rejuntes, Pigmentos Minerais, Tinta em Pigmento, Tinta Luminosa, Spray, e etc... Os Materiais para abordar a Brutalidade e a Delicadeza.


Entre Razões e Emoções - 70 x 100 cm - 2013

Obra Cadastrada no Livro Comemorativo dos 70 Anos da ABD

Esse foi o primeiro quadro que eu trabalhei com pigmentos minerais, pigmentos líquidos, aglutinantes e dispersantes. Também usei muito minério batido, cimento, areia, chumbo, entre outros. Tive que usar máscara para produzir e trocar o filtro duas vezes porque um cheiro muito forte de podre subiu e me deixou congestionado por mais de uma semana. No final o resultado é lindo, ele é cheio de relevos, salpicado de várias cores e tons e trata a brutalidade e a leveza dos temas da mesma maneira misturadas assim como os materiais usados e suas definições. Em alguns pontos da Obra, é possível ver o minério "petrificado" e com brilho pelo concreto batido e pelo chumbo, como uma pedra ou as estrelas num céu de cores.


LOVE - Pigmentos Minerais, Acrílica, Têmpera e Aplicação de Material de Obra, rejunte - 0,80x1,20 cm

Obra da Série Pigmentos de Cor, com Técnica desenvolvida pelo Artista com Pigmentos Minerais, Tintas Óleo, Acrílica, Têmpera, e Aplicação com Materiais de Construção.
A Obra conta com vários elementos e signos da linguagem lírica do Artista, os Apanhadores de Sonhos, Dreamcatchers, as Flores, a Coroa e o Olho Grego.
É uma Obra "bruta", com relevo e textura, mas com manufaturação leve, o contraste dos materiais pesados e das pinceladas carregadas e aguadas, tem delicadeza e um colorido incrível. Tem muitas cores e muitos tons!
A Escolha dos Materiais Brutos para falar de um tema delicado como o Amor vai da prática, onde não se escondem as cicatrizes e marcas, e o amadurecimento emocional se faz pela trajetória. É lindo e leve mas forte, bruto e marcante.
A Obra convida o visitante a analisar os detalhes e fragmentos, os desenhos que se formam nos recortes e as cores.
As Aplicações, com dimensão para além do plano, chamam o visitante para se fotografar junto com a Obra, abaixo da Coroa, como se estivesse usando a mesma.


Infinito - 0,70 x 1,20 m - 2013 Pigmentos Minerais sobre Tela

Uma fase onde os pigmentos de minérios e os materiais de construção foram amplamente utilizados, para explorar a brutalidade e a fragilidade dos temas. Acabei usando bastante azul, marrom, vermelho e amarelo nessa fase com milhares de salpicos de outras cores e tons. Esse no entanto é mais "básico", sendo porem todo em relevo.


Registros da Psiquê - 2013 - Pigmentos Minerais sobre Tela - 0,80 x 1,20 m











Organização de Material para Publicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário